13 de fevereiro de 2020 14:48

Bloco Sururu da Lama vai participar das prévias de Carnaval 2020

Autor: Assessoria

O Bloco Sururu da Lama sai nas ruas em sua 7° edição nas prévias de carnaval no dia 15 de fevereiro na praça 7 Coqueiros, na praia de Pajuçara, com concentração às 11 horas. E no dia 22 de fevereiro, o famoso sábado de Zé Pereira, sairá no Bloco do Bobo, realizado pelo Quintal Cultural, na rua Sol Nascente, no bairro do Bom Parto. A concentração acontece às 14h e saída às 16 horas. Através destes movimentos o Sururu da Lama busca fortalecer o carnaval periférico em Maceió. Vista a sua camisa amarela, traga o seu instrumento e entre na folia.
O Bloco Sururu da Lama é organizado por batuqueiros de grupos Afro Alagoanos, produtores e artistas da cena cultural alagoana e leva muita batucada, caldinho de sururu e lama para os seus foliões fortalecendo a cultura periférica em variadas linguagens culturais, na sua singularidade e a ocupação da cidade.
Quem comanda essa batucada deliciosa é o Grupo Pau e Lata, que tem como mestre de percussão o alagoano Danúbio Gomes da Silva, responsável pelo desenvolvimento de um núcleo de percussão que utilizada instrumentos confeccionados a partir da sucata (latas, tambores plásticos e outros), na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte e também em 6 municípios em Alagoas. Ao longo de quase 24 anos, o grupo desenvolve um trabalho artístico e pedagógico utilizando instrumentos de percussão alternativos (reciclados da construção civil e outros) e instrumentos convencionais para musicalização e investigação sonora. Com um repertório distinto inspirado principalmente nos ritmos da cultura brasileira.
O Sururu tornou-se patrimônio imaterial da cultura alagoana no ano de 2014, fato que, além de marcar a história de nossa cultura, recoloca a iguaria no centro do debate sobre o cotidiano da cultura alagoana, valorizando nossos mangues, lagoas e canais tão bem delimitados e registrados pela clássica obra “Canais e Lagoas” de Octavio Brandão. O Manifesto Sururu de autoria de Edson Bezerra (2004) é a referência para esse tombamento, que com o auxílio e idéia de Ernani Viana torna possível a nomeação em novembro de 2014.
Batuqueiros de Alagoas Uni-vos para mais um edição do Bloco Sururu da Lama!!!
SERVIÇO:
Bloco Sururu da Lama nas Prévias e Carnaval 2020
PRÉVIAS:
15 de fevereiro (sab) – Praça 7 Coqueiros – Pajuçara.
Concentração: 11 horas
CARNAVAL:
22 de fevereiro (sab) – Rua Sol Nascente – Bom Parto.
Concentração: 14 horas
Informações: 55 82  98849 2085/98823 3824/ 98124 3366

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *