17 de fevereiro de 2020 10:16

Defensoria questiona Sesau sobre medidas de prevenção a possíveis pacientes com coronavírus

Autor: Redação*

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE) enviou um ofício à Secretaria de Saúde do Estado (Sesau), na última sexta-feira (14), solicitando informações sobre quais providências concretas já foram adotadas pelo Estado para o atendimento e isolamento de possíveis pacientes com Coronavírus. Segundo o órgão, a ação foi realizada com o objetivo de assegurar implementação efetiva das medidas de preparação e enfrentamento em caso de possível ocorrência do coronavírus em Alagoas.

O ofício foi enviado à Sesau pelo coordenador do Núcleo de Direitos Coletivos e Humanos, o defensor público Fabrício Leão Souto, três semanas após a secretaria divulgar informações a respeito de tratativas para um plano de contingência dos possíveis casos do vírus.

No documento, o defensor público requisitou, no prazo de cinco dias, cópia do plano de contingência, e informações sobre a implementação das medidas e equipamentos de biossegurança necessárias para proteção de profissionais de saúde e demais paciente contra contágio, a fim de evitar epidemia em caso de ocorrência.

Além disso, a DPE questiona ainda quais seriam os hospitais de referência e quantos são os leitos de terapia intensiva adulto e pediátrico já estruturados para atender a uma eventual epidemia, e como será feito o isolamento delas, a fim de se evitar a transmissão do vírus.

*Com Ascom DPE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *