21 de fevereiro de 2020 09:39

Saiba qual unidade de saúde procurar para atendimento médico durante o Carnaval

Autor: Redação*

Ascom Sesau

 

Nem sempre o Carnaval termina do modo mais feliz ou tranquilo. É comum a ocorrência de acidentes ou o registro de pessoas com mau-estar durante ou após as comemorações da época. Sabendo disso, quem precisar de atendimento médico, poderá procurar uma das unidades de saúde de plantão do Estado.

Estarão em funcionamento os três Ambulatórios 24h de Maceió, que funcionam no Benedito Bentes, Levada e Chã da Jaqueira; as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Jacintinho e Tabuleiro do Martins e o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió; de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca; e o Hospital da Mulher, na capital.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estará em pleno funcionamento, podendo ser acionado através do número 192. Entretanto, para que o atendimento ocorra de forma eficiente e ágil, é necessário procurar a unidade específica para o problema de saúde, segundo orienta a assessora de Média e Alta Complexidade da Sesau, Rosana Veras.

“Há alguns problemas de saúde que podem ser solucionados na assistência pré-hospitalar, ou seja, nos Ambulatórios 24h e nas UPAs, não necessitando recorrer ao HGE. Quando as pessoas não seguem o fluxo correto, acabam superlotando a unidade e dificultando o atendimento, que passa a ser demorado, sem necessidade”, alertou Rosana Veras.

HGE 

Para o Hospital Geral do Estado (HGE), referência no atendimento de urgência e emergência, devem ser encaminhados os pacientes mais graves e que necessitem de atendimento especializado e exames de Alta Complexidade. Entre os casos que devem ser atendidos no HGE, estão os Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs), hemorragias digestivas altas, diabetes, hipertensão arterial, perfuração por arma de fogo e por arma branca, traumatismo cranioencefálico, insuficiência cardíaca congênita e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

Também devem receber atendimento os pacientes com apendicite ou que tenham sofrido acidente de trabalho, moto e carro, atropelamento, afogamento, queimaduras e traumas ortopédicos.

Ambulatórios

Os três ambulatórios de Maceió: Noélia Lessa (Levada), Dom Miguel Câmara (Chã da Jaqueira) e Denilma Bulhões (Benedito Bentes), que atendem mais de duas mil pessoas por mês, devem ser procurados pela população, em casos de convulsões, crises de asma e diabetes, cortes que necessitem fazer sutura ou para trocar sonda.

UPAs

As Unidades de Pronto Atendimento Jacintinho e Tabuleiro do Martins, mantidas e gerenciadas pela Sesau, também estarão em pleno funcionamento durante 24 horas. Os pacientes devem procurá-las quando apresentarem quadro de dor de cabeça, vômito e diarreia, além de crises de asma, diabetes e convulsões.

HEA 

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), localizado em Arapiraca, é responsável pelo atendimento de pacientes dos municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. Para a unidade hospitalar devem ser encaminhados usuários vítimas de traumas, quedas, queimaduras e, também, feridos por arma branca ou de fogo.

HM 

O Hospital da Mulher (HM), no bairro Poço, em Maceió, irá funcionar durante todo o feriado carnavalesco, atendendo as gestantes de baixo risco, em trabalho de parto e que forem encaminhadas através da Central de Regulação. As vítimas de violência sexual também serão assistidas através dos profissionais da Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS).

Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estará fazendo o atendimento pré-hospitalar pela terra, com as ambulâncias, ou pelo ar, com o Samu Aeromédico. O Samu deve ser acionado através do telefone 192, nos casos de acidente de trânsito, infarto, problemas cardiorrespiratórios e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Ao receber a ligação, os profissionais das Centrais de Maceió e Arapiraca farão a triagem para encaminhar o socorro.

Hemoal 

Para assegurar que não falte sangue durante o Carnaval, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Unidades Maceió e Arapiraca, promovem Campanha de Doação de Sangue desde a segunda-feira (17). A Unidade Maceió (Trapiche), vai funcionar até o sábado (22), das 8h às 17h, voltando a funcionar para doações na quarta-feira (26), das 7h às 18h.

A Unidade Farol (Hospital Veredas) funciona até a sexta-feira (21), das 8h às 11h. Já o Hemoal Arapiraca recebe doações de sangue até às 17h30 da sexta-feira (21). A unidade retorna à captação de sangue na quinta-feira (27) e estará funcionando em regime de plantão, com o objetivo de liberar hemocomponentes para as unidades de saúde do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

*Com Ascom Sesau

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *