22 de maio de 2020 13:41

Câmara aprova programa de apoio aos profissionais que combatem a Covid-19

Autor: Redação*

Foto: Shutterstock

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (21/5) o Projeto de Lei 1826/2020 que autoriza o Poder Executivo a criar o programa de apoio para mitigar possíveis consequências para os profissionais de Saúde que atuam no combate à pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19).

A projeto é de autoria dos deputados Reginaldo Lopes (PT-MG) e Fernanda Melchionna (Psol-RS), e recebeu pareceres favoráveis do deputado Mauro Nazif (PSB-RO) em todas as comissões.

Auxílio

De acordo com o projeto, o programa vai financiar indenização de 50 mil para familiares de profissionais de Saúde que atuam diretamente no combate à pandemia e venham a falecer. Além disso, o profissional do Sistema Único de Saúde (SUS) que for contaminado pela Covid-19 receberá  um auxílio.

“Estes profissionais têm sido vítimas deste vírus em uma proporção bem maior que em outras atividades, justamente por estarem em contato direto com os pacientes infectados”, afirmaram Lopes e Melchionna na justificativa ao projeto.

O deputado relator, Mauro Nazif, ressaltou a carga horária ampliada em razão da pandemia, o comprometimento da imunidade pelo excesso de trabalho com descanso insuficiente. “Como se não bastasse tudo isso, muitas vezes os profissionais da saúde não dispõem de todos os equipamentos de proteção individual – EPI, dada a escassez de materiais”, pontuou. A inadequação ou insuficiência de EPIs lideram denúncias recebidas pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem.

*Com Ascom Coren/AL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *