22 de maio de 2020 10:22

Covid-19: quase metade das pessoas infectadas pela doença em AL são jovens

Autor: Redação*

Foto: DR

Não é de hoje que os especialistas médicos alertam para a alta taxa de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19) em jovens adultos. A prova desta constatação são os próprios dados em Alagoas. O maior índice de contaminação no estado se encontra nas pessoas com idade entre 30 e 49 anos. Dos 4.916 casos confirmados no estado, 45,7% estão nessa faixa etária, ou seja, do total de pessoas infectadas pela doença em Alagoas, 2.241 são jovens que estão bem distante da terceira idade.

Ao ampliar a estatística para o espectro entre 0 e 49 anos, o número chega a 3.015 casos, com o percentual a ultrapassar à marca dos 60%. Para a especialista em Emergência do Hospital Escola Dr. Helvio Auto, Dra. Marília Magalhães,  os pacientes jovens e previamente saudáveis que desenvolvem formas graves tenham sido expostos a uma carga viral muito elevada.

“O que podemos pensar é que tenham alguma predisposição genética para a doença, alguma comorbidade prévia desconhecida ou algum comprimento do sistema imunológico anterior do qual também não sabia”, teorizou a médica.

Independentemente de apresentar ou não comorbidade, 56 pessoas entre 0 e 49 anos já perderam a vida por Covid-19 em Alagoas em um período de tem de apenas dois meses de pandemia. Um percentual de 21,3% do índice total de óbitos.

“Tendo isto em mente, não há nenhum indivíduo com risco nulo para a contaminação e desenvolvimento da doença, seja ela leve, moderada ou grave, sendo imprescindível o reforço do distanciamento social para aqueles que podem ficar em casa”, orienta a doutora Marília Magalhães.

*Com Agência Alagoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *