31 de julho de 2020 09:00

Pesquisa mostra JHC na liderança da
disputa pela Prefeitura de Maceió

Autor: Luis Vilar

O Jornal das Alagoas teve acesso à pesquisa registrada na Justiça Eleitoral (AL04269/2020) que mede a intenção de votos na disputa pela Prefeitura de Maceió, além da avaliação dos governos do prefeito Rui Palmeira (sem partido), do governador Renan Filho (MDB) e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na capital. O levantamento foi feito pelo Instituto TDL e ouviu 800 pessoas em Maceió, entre os dias 23 e 25 de julho.

Segundo o Instituto, a margem de erro é de 3,47% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no dia 22 de julho de 2020. É válido ressaltar que, como toda pesquisa, os números trazem uma fotografia de momento caso as eleições fossem hoje. A pesquisa do TDL apresenta apenas os números em relação ao primeiro turno da eleição e não faz uma simulação de segundo turno.

No primeiro cenário avaliado, o deputado federal João Henrique Caldas, o JHC (PSB), lidera a corrida eleitoral com 26,8% das intenções de voto. O segundo colocado é o ex-chefe do Ministério Público Estadual de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça, com 16,2% dos votos. O ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) surge com 14,2%. O quarto colocado da pesquisa – nesse primeiro cenário – é o deputado estadual Davi Davino (PP), com 9,8% dos votos.

O candidato do PC do B, Cícero Filho, aparece com 1% dos votos. Flávio Moreno (PSL) tem 0,5% das intenções, empatando com o petista Ricardo Barbosa. Ricardinho Santa Rita (Avante) tem 0,2% das intenções. É o mesmo resultado alcançado por Basile Christopoulos (PSOL). Nesse cenário, os brancos e nulos somam 14,1%. O índice de indecisos ainda é alto e pode mudar o quadro, já que soma 16,7%.

CENÁRIO 2

No segundo cenário avaliado, o TDL simula a eleição com a presença do ex-prefeito Cícero Almeida (DC). JHC segue líder com 21,1%. Alfredo Gaspar aparece com 15,3%. Ronaldo Lessa tem 11,3%. Cícero Almeida – que seria a novidade no pleito – tem 9,3% e praticamente empata com Davi Davino, que fica com 9,2%. Na parte de baixo da tabela, Ricardo Barbosa surge com 0,5% e Flávio Moreno fica com 0,3%. Na sequência surgem Cícero Filho (0,2%), Basile Christopoulos (0,2%), Tácio Melo (0,2%). Os brancos e nulos somam 14,9% e os indecisos representam 17,3% da fatia do eleitorado.

REJEIÇÃO

A pesquisa também avalia a rejeição dos pré-candidatos. A maior rejeição é de Ronaldo Lessa, com 12,3%. Cícero Almeida alcança uma rejeição de 11%. JHC é rejeitado por 5,7% do eleitorado. Já Alfredo Gaspar ficou com uma rejeição 2% e Davi Davino de 2,5%. Os demais candidatos apresentam uma rejeição entre 0,2% e 1,5%. Um dado que chama atenção é o fato de 16,2% da população rejeitar todos os candidatos. Em compensação, 39,3% informa não rejeitar nenhum dos nomes.

APROVAÇÕES

A pesquisa também indica os índices de aprovação e desaprovação dos governos do presidente Jair Bolsonaro, governador Renan Filho e do prefeito Rui Palmeira em Maceió. Nas três esferas, os números de aprovação superam o de desaprovação. O prefeito Rui Palmeira surge com 54% de aprovação e 37% de desaprovação. De acordo com o Instituto, 9% dos entrevistados não souberam responder. Em relação ao governador Renan Filho, a aprovação é de 59% contra 31%. Segundo o TDL, 10% dos ouvidos não souberam opinar. Já quanto ao presidente Jair Bolsonaro, a aprovação é de 48% e a desaprovação fica em 45%.

O índice dos que não souberam responder soma 7%. De acordo com o Instituto, os entrevistados foram ouvidos em quotas proporcionais em função das seguintes variáveis: sexo, idade, grau de instrução e nível econômico. As quotas foram estabelecidas com base nos dados mais atualizados do Atlas Brasil, Tribunal Superior Eleitoral e Tribunal Regional Eleitoral, em relação ao perfil do eleitor.

Os entrevistados ouvidos residem nos bairros de Jaraguá, Jatiúca, Mangabeiras, Pajuçara, Poço, Ponta da Terra, Ponta Verde, Centro, Levada, Ponta Grossa, Pontal da Barra, Prado, Trapiche da Barra, Vergel do Lago, Canaã, Farol, Gruta de Lourdes, Jardim Petrópolis, Ouro Preto, Pinheiro, Pitanguinha, Santo Amaro, Bebedouro, Bom Parto, Rio Novo, Chã da Jaqueira, Chã de Bebedouro, Fernão Velho, Mutange, Rio Novo, Santa Amélia, Barro Duro, Jacintinho, Feitosa, São Jorge, Serraria, Benedito Bentes, Cidade Universitária, Clima Bom, Santa Lúcia, Santos Dumont, Tabuleiro do Martins, Cruz das Almas, Garça Torta, Guaxuma, Ipioca, Jacarecica, Pescaria e Riacho Doce.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *