9 de outubro de 2020 08:14

Adeal tem 15 postos e 69 escritórios para recolher ‘sementes misteriosas’

Cada Minuto

Famílias alagoanas que receberam os pacotes com sementes de plantas desconhecidas através dos Correios devem entregar o material nos locais de recolhimentos distribuídos no estado.

As sementes começaram a chegar ao estado junto encomendas feitas pelos alagoanos vindas de países asiáticos. Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) informou que todo o estado tem a disponibilidade de 15 postos da Agência, além de 69 escritórios que estão recebendo o material.

De acordo com Maria Rufino, funcionária da Adeal, é fundamental que a população não tenha contato com as sementes nem tentem abrir as embalagens e ainda não tentem plantar, já que sua origem é desconhecida. O Ministério da Agricultura informou que até o momento, foram confirmados 258 pacotes de sementes não solicitados em 24 estados e no Distrito Federal.

Os únicos estados que ainda não registraram o recebimento do material foram Maranhão e Amazonas. A expectativa é que em 30 dias haja um detalhamento maior desses resultados. As primeiras análises mostraram que foram encontrados fungos, bactérias e possibilidade de pragas quarentenárias (que não existem no Brasil) em pacotes de sementes não solicitados que chegaram ao país e foram encaminhados ao Ministério.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *