Secretário diz que G1 e GloboNews produziram ‘fake news’ ao noticiar que Planalto havia confirmado que Bolsonaro pediu a demissão de presidente do BB
O secretário-executivo do Ministério das Comunicações Fabio Wajngarten disse nesta quinta-feira (14) em suas redes sociais que “o G1 e o comentarista da GloboNews feriram todos os “princípios editoriais” do grupo. Informaram sobre uma nota da Secom que não existe, não corrigiram e nem admitiram o erro”.
Ele cita uma reportagem do Grupo Globo com o título “Bolsonaro pediu demissão do presidente do Banco do Brasil, informa Planalto”, afirmando que o presidente da República teria pedido ao ministro da Economia Paulo Guedes a demissão de André Brandão. Segundo o G1 e a GloboNews, a notícia teria sido confirmada pelo Planalto.
Um comentarista da GloboNews e o G1 inventaram que a Secretaria de Imprensa da Presidência da República divulgou que o presidente Bolsonaro demitiu o presidente do Banco do Brasil, André Brandão. É mentira. pic.twitter.com/AWuVg1gO1F
— Fabio Wajngarten (@fabiowoficial) January 14, 2021
Desafio o colunista e o G1 a confirmarem a informação e a existência da nota da Secom. A produção de fakenews é tão leviana que sequer a Secom foi consultada previamente.
“Não tiveram “isenção”, nem “correção” na informação, e nem agilidade para corrigi-la”, escreveu Wajngarten. Ele postou vídeo do Jornal Nacional sobre “os princípios editorias” do Grupo Globo.
R7