9 de novembro de 2021 08:54

Principal programa de Educação Financeira do Sicredi chega a Alagoas

Construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Com esse objetivo aparentemente simples, mas de grande importância social, a Sicredi Expansão traz para Alagoas, mais precisamente para o município do Pilar, o Programa A União Faz a Vida (PUFV).
No dia 4 de novembro, às 11h, no Pilar, será assinado o Termo de Cooperação para a implantação do programa entre a Sicredi Expansão e a Prefeitura do Pilar. A iniciativa beneficiará mais de 350 estudantes da Escola Municipal de Educação Básica Professora Jacy da Costa Ayres, entre alunos dos anos iniciais e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Nos últimos 25 anos, o PUFV, como o programa também é conhecido, já alcançou mais de três milhões de crianças e adolescentes, de 2,6 mil escolas, em mais de 475 cidades de 12 estados brasileiros.
De acordo com a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Expansão, Pâmella Tenório, 17 professores da unidade de ensino serão capacitados pelo A União Faz a Vida, que conta com metodologia própria, baseada no currículo escolar, e desenvolvida através de projetos educacionais cooperativos.
“Serão realizados dois encontros com os professores, de três horas cada, com o pedagogo, doutor em Educação e assessor pedagógico do PUFV, Sílvio Munari, de São Paulo. O Primeiro Encontro com Vivências de Metodologias será no dia 04 e a Sicredi disponibilizará o material pedagógico e um pedagogo. Por outro lado, contamos com um coordenador local do Pilar, que vai fazer essa interação e cooperação. Os educadores serão capacitados e habilitados para atuar junto aos alunos em 2022”, explicou Pâmella.
No primeiro encontro, serão abordados os conteúdos: Histórico das Pedagogias Ativas, Apresentação do Programa, A Importância dos Territórios Educativos e Valorização dos Saberes Comunitários.
“Esse é um programa educacional para tornar a criança, o jovem e o adolescente um cidadão cooperativo. O objetivo é construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, contribuindo para a educação integral dessas pessoas em todo o país. No PAUFV, os alunos são os protagonistas do processo de aprendizagem e contam com o apoio dos educadores, pais e da comunidade”, descreve Pâmella.
Ela destaca, ainda, que a iniciativa está alinhada com o 5º e o 7º princípios do Cooperativismo, que são “Educação, formação e informação” e “Interesse pela comunidade”.
Educação Cooperativa e Cidadania
De acordo com as diretrizes do programa, a educação cooperativa age de forma a educar os jovens para que eles aprendam, no ambiente escolar, a desenvolver projetos e iniciativas capazes de transformar a sociedade e atender aos desejos e anseios das comunidades. Nesse sentido, a cooperação só existe por meio de ações coordenadas entre grupos de pessoas que tenham um objetivo comum.
Já sobre cidadania, o programa busca que crianças, adolescentes e suas famílias tenham a total capacidade de colocar seus direitos e deveres em prática numa sociedade democrática, onde todos têm voz. Para o Programa A União Faz A Vida, a cidadania só existe, de fato, quando os seguintes valores éticos estão presentes: igualdade e equidade; respeito à diversidade; além de liberdade e participação na vida pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *