12 de janeiro de 2022 08:58

Dia do Empresário Contábil: entenda a importância do profissional em momentos de crises econômicas

Por Elzir Souza – Algo Mais Consultoria e Assessoria

Em 12 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Empresário Contábil. A data destaca a responsabilidade deste profissional no controle, planejamento e coordenação financeira de empresas e instituições públicas. O trabalho destes profissionais foi determinante para sustentar grandes negócios nos desafios da instabilidade econômica, imposta pela pandemia nos últimos anos.

A contabilidade em tempos de crise tem um papel fundamental na administração de empresas, oferecendo subsídios importantes para a tomada de decisões em momentos difíceis. Para ajudar a entender melhor o papel crucial dos profissionais contábeis dentro das empresas em momentos atípicos, o contador consultivo Fabiano Azevedo destaca a importância do profissional nessas situações.

“Diante de uma crise econômica, o papel da contabilidade ganha ainda mais destaque. Além do planejamento tributário, do estudo de precificação e do planejamento financeiro, pode também oferecer o serviço de BPO Financeiro [Business Process Outsourcing ou “Terceirização de Processos de Negócios”]. Através da terceirização do setor, a empresa passa a ter economia em contratação de pessoal e os empresários saem da parte burocrática para entregar energia ao Core Business da empresa”, reforça Fabiano.

O especialista lembra que para atender às necessidades dos empresários em meio a uma crise que necessita de parceria com o cliente, os profissionais contábeis devem contar com ferramentas adequadas, que abranjam o departamento fiscal. Quanto mais completa a assessoria, maiores são as chances do contador auxiliar a empresa a ‘navegar’ pela crise.

A tecnologia pode agilizar a rotina do escritório de contabilidade e liberar os profissionais para que atuem mais próximos de seus clientes. Fabiano indica que, além de escolher um software pelas funcionalidades tecnológicas, também é importante observar como ele foi desenvolvido e se foi pensado para assessorar o contador em sua rotina.

“Através de sistemas que automatizam processos nas empresas contábeis e também na gestão de empresas, o ERP de Gestão Omie, quando implantado nas empresas contábeis e nas empresas assessoradas, aproxima os profissionais de todo o operacional diário dos seus clientes. O sistema permite que os contadores coletem informações que, após análise, sejam entregues estratégias para destravar o negócio dentro da realidade econômica do mercado”, informa.

Fabiano Azevedo alerta que mesmo que uma empresa não esteja afogada em crise profunda, ainda assim há muito trabalho a ser feito. O papel do contador ainda será útil, especialmente se for capaz de utilizar os recursos disponíveis juridicamente para evitar o pior.

“É muito importante que toda empresa tenha reserva financeira. Além disso, ter uma contabilidade que seja consultiva, que sugira sistemas que desburocratizem o dia a dia, entregue soluções e estratégias de crescimento, certamente vai ajudar o empresário a visualizar melhor o seu mercado”, indica o especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *