18 de maio de 2022 09:22

Judocas de AL conquistaram sete medalhas no Pan-Anamericano e Sul-Americano na BA

Um feito histórico para seis judocas alagoanos que participaram no último final de semana do Campeonato Sul-Americano e Pan-Americano de Veteranos ocorrido em Lauro de Freitas (BA).

A delegação brasileira disputou medalhas com atletas de diversos países da América Latina e representou bem. No Pan-Americano, Diego Henrique trouxe prata na categoria M2, Edson Tenório conquistou prata na M5 e Weydner Welisson trouxe o bronze na categoria M3. Já no Sul-Americano os atletas alagoanos lutaram muito e conquistaram quatro medalhas. São eles: Diego Henrique (M2), Edson Tenório (M5), Gilson Fábio (M5) e Weydner Welisson (M3) que obtiveram o bronze na competição. Dois atletas alcançaram excelentes colocações nas competições, sendo Carlos Sandes na M2 e Adilson Alves na M6, ambos obtiveram o 5° lugar. Os seis atletas fazem parte da Federação Alagoana de Judô (FAJU), sendo que cinco deles são judocas da Associação dos Faixas Pretas.

Weydner Wellisson que preside a Associação dos Faixas Pretas também é atleta e participou dos campeonatos. Ele revelou que as competições superaram a expectativa devido ao alto nível dos atletas participantes. “Precisamos enaltecer o brilhantismo do evento, pois não esperávamos uma quantidade tão grande de atletas de alto nível, que se dedicam, treinam intensivamente e participam de diversos campeonatos mundiais de veteranos. Estes campeonatos nos fazem reviver outros momentos do início da nossa carreira. Conquistamos medalhas, mas vimos que o acolhimento, a socialização e a integração entre os atletas de todos os países que se apoiam superao simbolismo da medalha”, disse.

“Voltar a competir depois de 31 anos atuando somente como professor e auxiliando atletas em sua evolução foi emocionante e me fez voltar a sentir a sensação que outrora sentia quando competia”, contou o judoca José Adilson de 59 anos.

Outro atleta veterano que estava há três décadas sem competir foi o Gilson Fábio. Ele declarou que “é um momento único que dá um gás para participar das próxima competições”.

Weydner comemorou e muito as medalhas conquistadas por todos os atletas alagoanos e revelou que agora o foco é o Campeonato Brasileiro de Judô para veteranos que ocorrerá nos dias 6 e 7 de agosto em Joinville (SC). “Vamos em busca de mais medalhas representando Alagoas. Aproveito a oportunidade para agradecer a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (SELAJ) pelo patrocínio que foi fundamental para a equipe. Agradeço, ainda, a Elyt Engenharia Elétrica e Solar que também apoiou um dos atletas nessas competições”, concluiu.

Texto: Deisy Nascimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *