Sidney Tenório
28 de dezembro de 2019 14:00

O que esperar na área da Segurança Pública em 2020

Todo final de ano uma das coisas que é de costume dos brasileiros é fazer seus pedidos para o ano seguinte. Com certeza, uma das coisas que está na lista de muitos é mais segurança, em especial para os menos favorecidos, que residem na periferia das grandes cidades, entre elas Maceió. Mas o que de fato esperar nessa área para os alagoanos?

Se tivermos por base o que aconteceu nos últimos anos da gestão do governador Renan Filho, podemos esperar novas reduções nos índices de criminalidade. Foi assim a cada ano e em 2019 não será diferente. Mas não esqueçamos que a Segurança Pública foi a principal bandeira da atual gestão, principalmente porque quando o emedebista assumiu o Palácio República dos Palmares os números de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) eram altíssimos.

Apesar da queda nos números de CVLI e também no número de assaltos a banco, outro crime que foi fortemente combatido pela Divisão Especial de Investigações Criminais (DEIC), um dos desafios é intensificar o combate ao tráfico de drogas, que é disputado de forma sangrenta pelas facções criminosas que atuam não só em Maceió como também no interior do Estado.

Sobre recomposição de efetivo, é necessário também destacar que o ano de 2020 é especialmente esperado por concurseiros que esperam o concurso da Polícia Civil para todos os cargos. Prometido para acontecer até dezembro, o certame acabou ficando para o ano que vem. Serão destinadas vagas para delegado, agente e escrivão. Também há promessa de concurso para a Perícia Oficial.

Como visto, são muitas as expectativas para a área da Segurança Pública em 2020. Mas o importante é que seja um ano de muita paz e redução de todos os indicadores de violência. Aos que vierem a ingressar nas forças policiais, que venha se unir ao exército de alagoanos de bem, que felizmente é a imensa maioria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *