Sidney Tenório
21 de dezembro de 2019 14:00

Temporada de férias exige cuidados para evitar arrombamentos

Ilustração

O trânsito nas ruas de Maceió está começando a proximidade das festas de fim de ano. São as férias chegando. Mas os dias de descanso podem se transformar em raiva, frustração e desespero no retorno da viagem, quando a família encontra a casa arrombada e dezenas de objetos de valor levados por bandidos.

Uma das coisas que pouca gente pensa é que nas redes sociais está uma grande fonte de informação para os criminosos. Não é raro se postar ‘#PartiuFérias’, e tem muitas pessoas na rede que você aceita sem nem conhecer. Com isso, o infrator consegue informações e acaba conseguindo informações detalhadas da rotina da vítima, para onde ela vai, quanto tempo vai ficar, entre outros detalhes.

A rede de vizinhos protegidos ajuda na vigilância das residências, alertando a polícia em caso de ocorrências. Quem não tem rede, pode ter vizinhos com quem tem mais segurança, confiança. Pode perguntar se é possível dar uma olhada na casa e, se tiver algum movimento estranho, tem que acionar o 190 imediatamente.

O ponto importante é verificar se portões, janelas, portas, grades e outros equipamentos dos imóveis estão em bom estado. Antigos truques, como deixar uma luz acesa ou o rádio ligado, já são bem conhecidos e não funcionam mais. Quem tem portão eletrônico é bom ter um cadeado também, porque ainda que alguém consiga colocar no estado manual, terá mais esse obstáculo.

É preciso ainda fazer a manutenção do sistema de alarme, verificar se as trancas estão em dia, desempenar um portão. Ainda no interior do imóvel, deixem para colocar a bagagem no carro dentro da garagem, para evitar chamar a atenção na rua.

Seguindo todas as dicas de segurança listadas acima reduz bastante as chances de aborrecimentos ao retornar das férias e aumentam as probabilidades de se iniciar o ano de 2020 sem prejuízos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *