Sidney Tenório
23 de novembro de 2019 15:00

Veja algumas dicas de como evitar ter seu carro roubado

Ilustração

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública trouxe um número preocupante e que deve deixar os motoristas alagoanos em alerta: o Estado é o terceiro que mais registrou roubos e furtos de veículos em 2018, ficando atrás apenas de Tocantins e Piauí. Os dados mostram 564 casos a mais em 2018 em comparação com 2017, quando foram registrados 4.328 casos. Ano passado, foram 4.982 crimes.

Diante do aumento dos números é importante que façamos alguns alertas para que motoristas evitem se tornar vítimas deste crime que causa grandes prejuízos, em especial, quando não se tem seguro. São dicas baseadas na experiência de 17 anos na área de Segurança Pública, que nos fez ver que muitas vezes o roubo ou furto seria evitado se tivesse havido um pouco de cautela.

A primeira dica parece é: certifique-se de que o veículo foi trancado. É evidente que deixar o carro aberto é um prato cheio para os criminosos, mas esse continua sendo um dos principais equívocos cometidos por motoristas. Não custa conferir, já que hoje existem dispositivos que bloqueiam a comunicação entre o controle do alarme e o carro.

O motorista também deve usar equipamentos modernos de segurança. Bloqueadores, rastreadores e localizadores são muito eficazes na prevenção a furtos e roubos. Quanto mais se dificultar a vida do ladrão, menos seu carro será um atrativo, o que leva a mais uma dica: utilize dispositivos de segurança visíveis. Correntes de direção, chaves interruptoras e trancas de direção são alguns dos dispositivos que podem desencorajar a ação do ladrão.

Por fim, antes de entrar na sua garagem, fique atento ao seu redor. Ao chegar em casa, preste atenção na rua, nas calçadas e nas esquinas. Muitos roubos acontecem exatamente quando o motorista está chegando em casa. Se você notar alguma pessoa com comportamento suspeito, dê mais uma volta e informe a polícia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *